Imagem capa - Dicas para ter uma pele saudável e bonita na Gravidez por Rafael Allebrandt Fotógrafo
Gestante

Dicas para ter uma pele saudável e bonita na Gravidez

Texto escrito por: Dra. Clarice Izumi Uchida, Médica Dermatologista.



1 - MANCHAS NA PELE 

Durante  a gravidez, por uma mudança nos hormônios estamos sujeitas a ter  manchas escuras no rosto (o temido melasma), axilas e virilhas. Para evitar o melasma, é importante usar filtro solar a cada 3 horas (um FPS 30 já é suficiente). Pode-se usar alguns clareadores nessa fase, mas  sempre com a orientação do dermatologista, pois alguns são proibidos na  gestação.





2 - ESTRIAS 

As estrias surgem  principalmente no terceiro trimestre da gravidez, época em que o bebê  mais ganha peso. Os principais locais de aparecimento são os seios,  barriga, glúteo e coxas. Para evitar, a principal dica é manter o peso  adequado durante a gravidez, além de usar cremes hidratantes próprios (desde o começo da gravidez). 

Caso elas apareçam mesmo com todos  os cuidados, a melhor época para tratá-las é quando ainda estão  vermelhas. E uma boa notícia: podem ser tratadas mesmo durante a  amamentação! 



3 - CABELO 

Pode pintar o  cabelo na gravidez? 

Pode! Entretanto, o melhor é esperar até o segundo  trimestre para realizar esses procedimentos, e procurar usar tinturas  sem amônia. 

Quanto ao alisamento dos fios, a escova/chapinha são  liberado, porém não é recomendado realizar procedimentos como  progressiva, pois eles contém formol e outros produtos químicos que  podem agredir a saúde do bebê 

 

4 - ESPINHAS 

Muitas mulheres sofrem com espinhas quando param de tomar pílula, mesmo quando adultas. 

Isso  acontece porque alguns anticoncepcionais servem como um “remédio” para  tratar as espinhas, e quando paramos de tomá-los para engravidar, é como  se parássemos de tratar as espinhas. 

Além disso, alguns  medicamentos como o ácido fólico (muito importante de ser usado para  evitar problemas neurológicos no bebê) também podem aumentar as  espinhas. 

Mulheres que fazem tratamento para engravidar também podem ter espinhas devido às medicações usadas para induzir a ovulação. 

Nesse  caso, é sempre procurar a orientação de um dermatologista, pois alguns  cremes/ácidos podem ser usados durante a gravidez, e outros não. Mas há  tratamento, e é importante ser feito para evitar manchas e cicatrizes  que surgem com as espinhas. 

 





5 - INCHAÇO E CELULITE 

Durante a gravidez ocorre muita retenção de líquido. Isso pode aumentar o peso e a celulite. 

Para  evitá-los, é recomendado ingerir bastante líquido,  e  evitar aumento  excessivo de peso (o ideal é cerca de 9~12kg na gestação de feto único).   Cuidado com esse aumento de peso: algumas grávidas fazem a conta de  “aumentar 1kg por mês”. Porém, no primeiro trimestre a gestante mal  ganha peso, e no último trimestre é que ocorre o maior aumento de peso  (pois o bebê ganha peso, há aumento do útero, da placenta e até mesmo da  quantidade de sangue no corpo da mulher). Ou seja, se você ganhar 1kg  por mês desde o primeiro mês, no final da gravidez pode ter ganho entre  15 e 20kg!! E para perder, sabemos que é bem mais difícil do que ganhar!!