Imagem capa - 5 Dicas para um Ensaio Fotográfico Infantil lindo! por Rafael Allebrandt Fotógrafo
InfantilEnsaio Infantil

5 Dicas para um Ensaio Fotográfico Infantil lindo!


A Sessão Fotográfica Infantil é voltada para meninas e meninos de 6 meses à 5 anos de Idade e depende de muitos aspectos para que tudo dê certo. É com o intuito de ajudar você a ter um resultado lindo e até surpreendente para o ensaio de seus filhos, que vou apresentar hoje 5 dicas bastante básicas, mas que fazem toda a diferença para conseguir um bom resultado no Ensaio Fotográfico Infantil.




Estas dicas valem para qualquer tipo de Ensaio Fotográfico Infantil, independente do profissional contratado para realizar  a sessão.
Aliás, você já considerou fazer fotos de seu filho ou sua filha, através dos olhos de um Profissional?

Hoje, os Smartphones estão cada vez melhores e proporcionam a possibilidade de obter fotografias mais bonitas, com cores mais vivas, sem muitos ruídos, etc. E isto é ótimo para o registro do dia-a-dia dos nossos filhos, não é mesmo? Mas sempre existe aquele fase especial das crianças: o primeiro sorriso, os primeiros passos. E essas fases são, na verdade, ótimos momentos para um registro profissional, pois somente um bom profissional de fotografia pode juntar a qualidade que os equipamentos de fotografia oferecem + a sua experiência de lidar com crianças de várias personalidade + o olhar único que foi adquirido ao longo de vários anos de experiência.


 Vamos às DICAS??? Então pega a caneta, o papel e anota aí...



1. Abuse das fantasias e dos brinquedos.


Qual é a criança que não gosta de vestir aquela fantasia para brincar com os amiguinhos ou ficar horas com o brinquedo favorito, correndo por toda a casa? Acho que todas amam, não é mesmo?

O intuito do ensaio, é que seja uma diversão! Somente assim as fotografias ficarão mais autênticas e espontâneas.



Então quando estiver com o Ensaio agendado, tire do armário, aquela fantasia de Super Herói ou Super Heroína que as crianças adoram usar. Caso não tenha uma fantasia bacana e não queira comprar, você pode emprestar de um primo ou coleguinha da escola, assim você não precisa investir em algo que será usado apenas para o Ensaio Fotográfico.

Dicas importantes:
- Abuse das fantasias, mas não em quantidade.
O número ideal é de até 3 trocas de roupas. Mais do que 3 trocas, as crianças tendem a ficar impacientes e o ensaio pode se estender muito, causando cansaço e descontentamento, comprometendo assim, a diversão que a Sessão deveria proporcionar.
- Evite roupas que não combinam entre si. As vezes é um pouco difícil imaginar quais peças de roupa irão combinar nas fotografias. E se você tiver dificuldades para escolher a melhor combinação, peça ajuda para o fotógrafo.

 A mesma coisa vale para os brinquedos. Você não precisa levar uma mala com todos os brinquedos da criança, mas pode selecionar aquele que seus filhos têm mais afinidade e que brincam mais.

Na hora das fotos, isso faz toda a diferença. As crianças se sentem mais à vontade quando tem objetos que estão presentes em seu cotidiano.

 Seguindo esses passos, posso afirmar com toda certeza, que a diversão e lindas fotografias, estarão garantidas.



2. O Fotógrafo não deve ser um completo desconhecido.


Recomenda-se que a Criança ou o Bebê sejam apresentados ao fotógrafo, antes do dia do ensaio, assim, a Sessão Fotográfica tende a fluir com mais naturalidade.

É uma incógnita muito grande saber se a criança irá se portar bem no dia do ensaio, por ser o centro das atenções e por estar sendo fotografada por uma pessoa desconhecida. Muitas vezes, isso depende da personalidade de cada uma delas.

Existe criança que se dá bem com todos, criança que demora um pouco para se adaptar à determinadas situações e criança que não há nada que a faça dar um sorrisinho para a câmera.

Podem acontecer também, casos totalmente inesperados. Quando a criança é totalmente extrovertida, se dá bem com todos, adora tirar fotos com o celular, mas que, chegada a hora do ensaio, mudam completamente seu comportamento e não se deixam fotografar por nada.

Dica para evitar qualquer imprevisto: é muito importante que seja agendada uma visita com o fotografo, e neste momento, apresentar seus filhos ao profissional. Uma data que pode ser interessante para acontecer este processo de apresentação, é o dia da assinatura do contrato. Quanto mais contato com o fotógrafo, mais chances do ensaio fluir bem e mais chances de tudo dar certo.



3. Conheça o trabalho do Fotógrafo




Pesquise, peça referências para amigos que tenham filhos e que já contrataram um Ensaio Fotográfico, procure saber como o Fotógrafo trabalha e como é o tratamento do profissional com as crianças, tire todas as suas dúvidas com ele(a) e o mais importante, contrate alguém que tenha um estilo de fotografia idêntico ao que você procura para a sessão dos seus filhos.

Analise bem o portfólio on-line e se possível marque um reunião para ver o Portfólio Impresso (Fotolivros e álbuns), assim você pode ter melhor referência sobre estilo e a qualidade do trabalho do Fotógrafo (tanto criativo, quanto do material).

Sempre considere a qualidade do trabalho do profissional e se ela corresponde ao que você pretende para o resultado final do ensaio. Contratar um profissional apenas pelo preço (acima ou abaixo do que você pretende pagar), pode ser um grande erro. Nem todo fotógrafo que cobra "caro" (de acordo com seu ponto de vista) é qualificado o suficiente para desenvolver o trabalho que você espera. E nem todo fotógrafo que cobra "barato" (de acordo com seu ponto de vista), vai fazer, obrigatoriamente, um trabalho abaixo de suas expectativas.

Então, mais uma vez, pesquise muito, peça indicações para amigos ou até mesmo pessoas que você não conhece, mas que já fizeram um ensaio com o fotógrafo que você gosta. Isso vai ajudar a ter em mãos, o resultado que você queria para as fotos do seu filho ou da sua filha.



4. Respeite os horários das crianças!

 

Como todo adulto tem o horário de maior produtividade, toda criança tem o seu horário de se sentir à vontade e com mais disposição para fazer as coisas.

As crianças mais novas e que acordam mais cedo, tendem a ser mais dispostas, colaborativas e sorridentes na parte da manhã, já as crianças mais velhas, que já não costumam mais acordar tão cedo, tendem a colaborar mais quando o ensaio acontece no período da tarde.

Se seu filho ou sua filha está na época da soneca, o interessante é fazer o ensaio depois deste horário. Devemos fotografar sempre no momento em que a criança está bem alimentada e descansada.




5. Lugar para a realização da Sessão Fotográfica. 

 

Temos uma quantidade grande de possíveis lugares para a realização do Ensaio, desde locais públicos (parques, praças e bosques), locais fechados (estúdio ou em casa) e até locações particulares (chácaras, fazendas e hotéis fazendas). E para escolher, é importante levar em consideração algumas vantagens e desvantagens que cada um oferece. 



Toda cidade tem lugares públicos lindos, geralmente são cartões postais e trazem um charme a mais para a composição das fotos, além de serem lugares de acesso gratuito. Em Curitiba, por exemplo, temos várias opções, uma mais encantadora que a outra.

Por outro lado, ficamos sempre reféns do tempo e de olho na previsão, principalmente em nossa cidade que costuma ser cinzenta em boa parte do ano, independente da estação (risos).

E também, por serem lugares turísticos, quase todos os dias acontecem aglomerações de pessoas que estão a passeio, e isso pode atrapalhar na Sessão, deixando a criança assustada / tímida ou sendo inevitável que apareçam pessoas indesejadas no fundo das fotos (é possível remover através do famoso Photoshop, mas nem sempre é possível manter a qualidade da imagem).

Dicas: Evite escolher locais como estes, pelo menos em horários e dias de pico, se a criança for tímida ou se o bebê se assusta facilmente com barulhos e aglomerações.

Se você só tem uma data disponível para o ensaio, é melhor não depender do tempo, busque alternativas mais adequadas, como um Estúdio.

Os locais fechados trazem conforto, tanto para a criança quanto para os pais, é livre de aglomerações, as Sessões são particulares, a criança tende a pegar confiança no fotógrafo com mais facilidade, não depende do clima para que o ensaio aconteça, dentre outras vantagens. Em estúdio, ainda há a possibilidade de troca de fundo, não precisa ser somente no tradicional fundo branco.
A única desvantagem que vejo para lugares fechados, é: Limitação do espaço, que será no máximo em uma sala comercial ou em sua casa, diferente de um parque que oferece uma gama imensa de lugares, fundos e objetos para compor a fotografia.

Dicas: Se você quer um trabalho, voltado para o estilo de moda e se não pode depender do tempo para que o ensaio aconteça, escolha o Estúdio para as fotos das crianças.

Se o ensaio é de um Bebê e você não quer expô-lo ao tempo e aglomerações, a melhor opção é fazer o ensaio em sua própria casa.

As locações particulares, tem todas as vantagens de um parque e de um estúdio também.

Em Curitiba e região existem várias chácaras lindas (e eu posso indicar algumas para você), onde os horários são fechados para um cliente por vez, ou seja, no momento do seu ensaio não terá um outro evento ou ensaio acontecendo. Não terá também, aglomerações ou pessoas que podem aparecer nas fotos.

Dicas: Sabe qual é a desvantagem destes lugares? Sim, ele mesmo!! O TEMPO. Então, se você quer fazer um ensaio mais reservado e não quer perder o charme que a chácara proporciona, instala o aplicativo da previsão do tempo no seu celular e vamos acompanhando/torcendo para que não chova. :D




Bônus: Tire pelo menos uma foto com seus filhos, divirta-se e permita que eles se divirtam também.

Se você contratou um fotógrafo profissional, é porque o momento é muito especial e merece uma recordação com qualidade diferenciada, então, vá preparada(o) para aparecer em uma ou duas fotos com seus filhos, afinal, a recordação é da infância deles e você faz parte deste momento. Tenho certeza que quando eles crescerem, vão gostar de ver uma foto deles ao seu lado.

Vá preparada(o) também para se divertir e proporcionar diversão para as crianças. Corra junto, brinque e de risada. Aproveite, será um momento único.

Evite chamar a atenção e limitar as brincadeiras e correrias. Reserve o dia do "tudo pode" para esta data (salvo exageros, manhas excessivas, etc.).